14/06/2010

Cuidados com animais durante a Copa do Mundo
 Os fogos de atifício trazem serios problemas
 Se você não tem um animal, algum parente,
vizinho ou amigo seu tem, não?
 Por favor, leia e repasse esta mensagem




Fogos de artifício são responsáveis por acidentes
com animais de todas as espécies, porém os mais
atingidos são os cães, gatos e pássaros.
Além das festas de fim de ano, juninas e
outras comemorações, temos ainda como momentos
mais críticos a Copa do Mundo e outras competições
esportivas mais expressivas.
É grande o número de fugas e desaparecimentos, 
atropelamentos, ataques (investidas contra os próprios donos e outras pessoas), brigas com outros animais com os quais convivem, mutilações em grades e portões, enforcamentos com as próprias coleiras, afogamentos em piscinas, quedas de andares e alturas superiores, aprisionamentos indesejados em porões e em lugares de difícil acesso, paradas cardiorespiratórias, etc.

Em pânico o animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente, e quando se trata de cães de grande porte, passa a ser também perigoso para as pessoas e outros animais.

Procure se antecipar a isso garantindo condições mínimas de segurança, evitando ambientes conturbados e barulhentos (desde antes do espocar dos fogos), transmitindo ao animal paz e tranqüilidade e a sensação de que tudo está bem e sob controle.
Reações de medo, susto e espanto por parte do(s) dono(s) e/ou outras pessoas, podem deixá-los inseguros e agressívos (ou com essas características de liderença) em busca do controle da situação. Cães são lobos domesticados e por natureza respeitam um líder. Não havendo este líder, ele (o seu, ou qualquer animal) poderá buscar assumir essa posição. Situações de descontrole e desordem são propicias para isso. A voz de comando é o exemplo claro de liderança do dono (homem) sobre seu animal. 

Quanto aos acidentes, as conseqüências são serias mutilações e ferimentos, o aumento de animais perdidos nas ruas (vindo a somar com os que já são animais de rua), o que é um grave transtorno p/ aqueles que se dedicam a trabalhar com a causa), além é claro, da dor da perda definitiva de um animal estimado.

Tudo isso pode ser evitado com prudência, atenção e um pouco de boa vontade.
 
Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos que podem ser colocados minutos antes e tirados logo após os fogos, assim como calmantes naturais que apresentam resultado bastante eficiente para os animais que historicamente apresentam o estresse. Mas cuidado ao colocar tampões nos ouvidos dos animais de forma que consiga tirá-los sem dificuldade. 
(consulte o veterinário)

Mantenha seu animal preso em local seguro durante os jogos do Brasil.   
PRATIQUE A POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS!



VAMOS PREVENIR?

Divulgue o conteúdo dessa mensagem aos seus amigos,
parentes, no seu bairro, condomínio, trabalho, etc,
e não só pela internet.
TENHA CUIDADO TAMBÉM COM CRIANÇAS E ADULTOS.
FOGOS DE ARTIFÍCIO CONTINUAM MUTILANDO
PESSOAS TODOS OS DIAS.
Fonte> http://k1-kiko.blogspot.com/

Nenhum comentário: